Ensino Fundamental – 1° ao 5° ano
O Ensino Fundamental está associado a um momento muito especial do desenvolvimento. É a etapa que vai da infância ao início da adolescência e que as crianças tomam conhecimento da complexidade do mundo.
É nela, também, que são capazes de vivenciar, de forma consciente, a cidadania, identificar o seu papel na sociedade. Considera-se apto ao ingresso do 1º ano, alunos que concluírem até 30/06, seis anos de idade.
O Ensino Fundamental, nos termos do Art. 32 da LDB 9.394/1996 tem como objetivo a formação básica do cidadão mediante:
– o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
– a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
– o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de atitudes e valores;
– o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
– a estimulação em assumir responsabilidades, compreendendo seus direitos e deveres, como forma de favorecer uma inserção produtiva em sua comunidade imediata;
– o desenvolvimento de hábitos de estudos, de organização pessoal, de conduta auto-disciplinada e atitudes favoráveis ao trabalho cooperativo, com vistas a uma trajetória bem sucedida em seus estudos posteriores;
– o incentivo em fazer opções cada vez mais adequadas, em diferentes situações da vida.
SISTEMA DE ENSINO e DIVISÃO DAS TURMAS
* 1° ao 5° ano
Entendemos que essa fase é extremamente importante para os alunos, pois é nesse tempo em que eles começam a criar autonomia em suas vidas tanto estudantil quanto secular, aprendendo, experimentando e vivenciando cada momento desse tempo.
* 6° ao 8º ano
Compreende a fase onde o aluno está na pré-adolescência, com suas características cognitivo afetivas sofrendo expressivas alterações. Portanto, há uma demanda diferenciada deste grupo. Nosso corpo docente está devidamente capacitado para compreendê-los e desenvolver um bom trabalho didático pedagógico.
Esse trabalho é baseado nas novas competências cerebrais que esta faixa etária apresenta. Nessa fase, os pré-adolescentes estão em busca de integrar-se a grupos sociais e encaram com naturalidade inovações tecnológicas, às quais são adeptos. A compreensão do mundo sob uma ótica mais abrangente e ampla, que busque explicar os novos deslocamentos que essa idade proporciona de forma estruturada, é o desafio do Ensino Fundamental interação com o mundo digital.
O CURRÍCULO PEDAGÓGICO:
Objetivos Por ano letivo
* 1° ano
Português
Escutar ativamente uma exposição.
Comunicar-se por meio da fala, ouvindo com atenção e adequando a linguagem à situação.
Conversar num grupo, expressar sentimentos, ideias e opiniões.
Relatar acontecimentos e expor o que sabe sobre os temas estudados.
Matemática
Explorar as escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas – com base na observação de regularidades , utilizando-se da linguagem oral e de registros pessoais
História: Cultura e sociedade
Identificar e valorizar diferentes formas de convívio social compartilhadas nas brincadeiras, nos jogos e nas festas, no presente e em diferentes tempos.
Reconhecer mudanças e permanências nesses hábitos culturais e registrar suas relações com grupos, elementos culturais e marcadores de tempo.
Ciências naturais: Corpo humano e saúde
Demonstrar curiosidade e conhecimentos prévios ou construídos para participar da investigação de temas ou problemas de interesse científico e cultural acerca do corpo humano e da saúde.
* 2º ano
Português
Comunicar-se por meio da fala, ouvindo com atenção e adequando a linguagem à situação; expressar sentimentos, ideias e opiniões; relatar acontecimentos e expor o que sabe sobre temas estudados; formular e responder a perguntas e intervir sem sair do assunto; explicar e compreender explicações e manifestar opiniões.
Matemática
Interpretar e produzir escritas numéricas levantando hipóteses sobre elas – com base na observação de regularidades – utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
História: Cultura e sociedade
Identificar e estabelecer relações entre diferentes hábitos alimentares da comunidade e de outras localidades, tempos e culturas (sociedades indígenas, quilombolas…), em diferentes ocasiões – cotidianas e festivas.
Ciências naturais: Corpo humano e saúde
Investigar temas ou problemas de interesse científico e cultural acerca do corpo humano e da saúde, distinguindo hábitos saudáveis de alimentação e sono.
* 3º ano
Português
Comunicar-se por meio da fala em diferentes situações de interlocução em que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões, relatadas experiências, formulados convites e elaboradas conclusões sobre questões levantadas.
Matemática
Construir o significado do número natural com base em suas diferentes funções no contexto social, observando as regras do sistema de numeração decimal.
História: Cultura e sociedade
Identificar a relação entre manifestações culturais na sociedade brasileira (festa junina, folclore, festa da primavera ou da árvore, Natal…) e em outras culturas – indígenas e quilombolas.
Ciências naturais: Corpo humano e saúde
Investigar temas ou problemas de interesse científico e cultural acerca do corpo humano e da saúde – reconhecendo os diferentes fatores que compõem a saúde individual -, das transformações do corpo e do comportamento humano, em diferentes fases da vida.
* 4º ano
Português
Comunicar-se por meio da fala espontânea em diferentes situações de interlocução em que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências; formulados convites; negociados acordos; e elaboradas conclusões sobre questões levantadas em discussões
Matemática
Ampliar o conhecimento do significado do número natural pelo seu uso em situações-problema e pela compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de qualquer ordem, em especial da ordem de grandeza de milhar.
História: Cultura e sociedade
Relacionar atividades locais e acontecimentos históricos com a preservação da memória de indivíduos, grupos e classes, do período colonial ao presente.
Ciências naturais: Corpo humano e saúde
Investigar as funções de nutrição do corpo humano, reconhecendo propriedades dos alimentos e princípios da alimentação saudável.
* 5º ano
Português
Comunicar-se por meio da fala em diferentes situações de interlocução em que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências; apresentados argumentos; desenvolvidas reflexões críticas; negociados acordos; e elaboradas conclusões sobre questões suscitadas por fontes de informação.
Matemática
Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza, pelo seu uso em situações-problema e pelo reconhecimento de relações e regularidades.
História: Cultura e sociedade
Relacionar as histórias pessoais e das famílias à história do local em que moram, identificando a diversidade cultural da população e valorizando as diferenças de costumes dos grupos sociais e étnicos.
Ciências naturais: Corpo humano e saúde
Investigar e valorizar conhecimentos sobre a natureza e as tecnologias
da atualidade, ou de outros lugares e tempos, compreendendo a extensa presença da ciência e da tecnologia nos dias atuais.
Dentro desse currículo ainda encontra-se o Inglês, onde no Instituto Educacional Torre Forte ele é ministrado desde o Pré até o 9° ano.
Material Didático PES – Positivo English Solution desenvolvido pela University of Cambridge é a solução educacional de Língua Inglesa adotada pela Torre Forte
* Livros didáticos internacionais
* Conteúdo digital interativo
* Dicionário bilíngue para nível 1 do PES Teens
* Áudio CD + DVD e uma plataforma interativa
* Livro do Professor diferenciado
* Livro de Literatura a partir do nível F/ 4º ano do EF I e todos os níveis do PES Teens (EF II)
OFERECEMOS AOS NOSSOS ALUNOS:
- Sistema de Ensino de POSITIVO
- Acompanhamento Psicopedagógico
- Aulas de Reforço
- Turmas reduzidas
- Produção Literária
- Empreendedorismo
- Expressão Corporal
Localização